Facebook Ads: O que ele pode fazer por você?
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Por ser um lugar em que tudo está disponível de graça, muitas pessoas acabam achando que investir em anúncios não é uma ideia inteligente.
Adicionando isso ao fato de que é um local em que é possível obter bons resultados sem pagar nada, utilizando conteúdo viral, por exemplo, faz com que muitas pessoas torçam o nariz para ferramentas como o Facebook Ads.
Mas se você quer os melhores resultados, investir nessa ferramenta é fundamental.
Diferentemente do AdWords, o Facebook Ads, por funcionar dentro da rede social, tem algumas peculiaridades que pode ser bem úteis na sua estratégia de marketing.
Se você é inventor, por exemplo, é muito improvável que alguém descubra do nada o nome da sua invenção e busque no Google (logo, uma campanha de AdWords não será muito útil).
É mais fácil encontrar alguém que vai se interessar usando o Facebook.
Além disso, por ser um lugar em que as pessoas colocam os seus dados pessoais, fazer uma segmentação mais precisa é mais fácil.
Se o foco das suas campanhas é fidelizar clientes e construir a marca (mais do que apenas vender), essa é com certeza uma ferramenta que merece a sua atenção.
Se interessou? Veja como o Facebook Ads funciona:
Existem 8 tipos de anúncios que você pode fazer dentro do Facebook. Eles são:
- Envolvimento de publicação de página: permite que você impulsione uma publcação da sua página, mostrando-a para um número maior dos seus fãs, aumentando assim o seu número de curtidas/comentários/compartilhamentos.
- Curtidas de página: são anúncios para aumentar a sua base de fãs, estimulando pessoas a curtir a sua fanpage.
- Cliques no site: permite que o usuário seja direcionado para o seu website.
- Conversões no site: similar ao anterior, mas é focado nas conversões, e não nos acessos/cliques.
- Instalações do aplicativo: permite que você estimule os usuários a instalar o seu aplicativo.
- Envolvimento com o aplicativo: são anúncios com o objetivo de gerar mais atividades no seu aplicativo.
- Participações no evento: anúncios para promover um evento no site.
- Obtenções da oferta: anúncios que promovem uma oferta (é preciso criar uma oferta nova ou usar uma já criada).
Cada uma dessas opções tem um resultado bem diferente, e deve ser usada de acordo com os seus objetivos estratégicos. Tenha em mente quais são os seus objetivos na hora de fazer a sua campanha.
Uma das opções mais comuns é de promover um post seu. É também uma das mais fáceis de se configurar: em baixo de cada publicação na sua página deve haver o botão “promover”.
Ao clicar nele, aparecerá um conjunto de telas para te guiar pelo processo, definindo método de pagamento, valor a ser investido e publico da campanha.
Com isso, você poderá mostrar o seu conteúdo para mais usuários, “ driblando” oEdgeRank do Facebook (que só mostra a sua publicação para os usuários mais engajados).Gifs no Facebook Ads
As formas que os empreendedores têm de convencer o público a interagirem com suas marcas é algo que cresce a cada dia e acompanha tendências.
Nesse sentido, o que temos de mais inovador é a possibilidade de se utilizar um velho conhecido do público nas campanhas de divulgação do Facebook Ads: os gifs.
Estas divertidas “imagens em movimento” prometem dar uma nova dinâmica para a divulgação de produtos e serviços na maior rede social do mundo.
E no post de hoje, além de saber mais sobre o assunto, você entenderá porque pode ser uma grande vantagem para o seu negócio passar a usar gifs nos seus anúncios. Confira!
Imagens em movimento
Desde agosto, o Facebook passou a permitir que algumas contas geridas por empresas que utilizam o Facebook Ads também se aproveitem da possibilidade de postar e realizar sua divulgação usando gifs, o que já é permitido em contas pessoais.
Para quem não sabe, gifs são imagens que contém pequenas animações cíclicas, ou seja: eles aumentam a capacidade interativa das postagens e conseguem chamar a atenção da sua audiência.
Quem saiu na frente
Logo após a informação dos gifs no Facebook permitidos para as contas comerciais começarem a circular, algumas empresas logo se aproveitaram da oportunidade e passaram a se divulgar dessa forma.
A Coca Cola do Brasil uniu a novidade com um dos ícones dos memes, o Nyan Cat, na divulgação de seu refrigerante Kuat, enquanto a rede americana de alimentos Wendy’s se utilizou da sacada de poder mostrar a montagem de uma suculenta salada na campanha de mais um produto.
Fase de testes
Segundo Zuckerberg, criador da rede social, a permissão da divulgação de marcas e produtos na timeline do Facebook através dos gifs ainda passa por uma espécie de fase de testes.
Mark diz que os gifs possuem uma relação de amor e ódio com a audiência.
Apesar de parecer uma ideia fantástica, ainda são muitas as pessoas que não se simpatizam muito com movimentos automáticos em sua tela, (tanto que é necessário clicar em um botão para acioná-lo).
Desta forma, a manutenção da permissão dependerá do feedback dos usuários. Caso a taxa de rejeição seja alta, o projeto volta para a gaveta.
A vantagem para as empresas
A utilização de gifs no Facebook pode trazer uma nova dinâmica de divulgação, tendo em vista a tendência dos usuários a preferirem informações rápidas, seja em textos curtos e com informações completas ou com vídeos rápidos.
Esta modalidade permite que os publicitários exercitem sua criatividade, de forma que mensagens impactantes sobre as marcas sejam levadas à audiência com uma taxa de engajamento muito maior do que a proporcionada pelos chamados “textões”, ou nos vídeos que possuem uma dificuldade de entreter os usuários por muito tempo.
Este “meio termo”, se utilizado com inteligência, promete fazer grande sucesso entre as empresas e potenciais clientes em função da sua alta capacidade informativa, de entretenimento, e por seu dinamismo na hora de transmitir informações.
Agora imagine: se imagens convertem mais do que palavras, será que os gifs farão algo ainda maior por suas campanhas? As perspectivas dizem que sim, mas entendemos que só o tempo dirá.
Segmentação
Também há diversas possibilidades de segmentação dentro do Facebook. As mais importantes são:
- Geográfica: permite que seja delimitada uma região específica para a campanha. É muito útil para pequenas empresas com negócios locais, em que anunciar para um público de outra cidade, por exemplo, não faz sentido.
- Gênero: se você vende maquiagem, não que gastar dinheiro mostrando o seu anuncio para homens, não é? É possível especificar um gênero, caso isso faça sentido para a sua campanha.
- Idade: caso o seu público tenha uma idade bem delimitada (se você vender brinquedos, por exemplo), é possível ajustar isso.
- Idioma: caso você queira falar com pessoas que falam outro idioma do padrão da região selecionada (como imigrantes, por exemplo).
Ainda é possível fazer uma campanha mais avançada, usando recursos como o status de relacionamento ou o perfil educacional das pessoas.
Também é possivel fazer essa delimitação de acordo com os interesses dos usuários (que eles demonstram através dos seus likes), o que pode ajudar bastante na efetividade da sua campanha.
Ao usar esse recurso, você consegue falar diretamente com um público com valores mais próximos dos da sua empresa, e assim converter com muito mais facilidade.
Prestar atenção na sua segmentação é importante, pois mostrar a mensagem para pessoas que não tem interesse na sua marca é um exercício inútil, o objetivo é ser assertivo!
Use a sua criatividade para alcançar novas pessoas também, afinal, se você mostrar os seus ads apenas para os seus amigos e seguidores, você não vai crescer dentro da rede.
O Facebook Ads pode ser uma grande oportunidade para melhorar a imagem da sua empresa, e ajudar a criar uma reputação online.
Apesar de proporcionar ótimos resultados sem precisar de investimento, as estratégias no Facebook se torna muito melhor se forem combinadas com os Ads, para melhorar o alcance e o engajamento. E você, já usa o Facebook Ads?
Facebook Ads: O que ele pode fazer por você?
Reviewed by Redação Na Boca Do Povo
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segunda-feira, junho 06, 2016
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