Oposição quer amplo debate sobre projeto do Executivo que afeta setor produtivo da Bahia


Ao ouvir o relato dos representantes do setor produtivo da Bahia sobre o impacto desastroso que o Projeto de Lei  (nº 21.914/2016) encaminhado pelo governo à Casa Legislativa para que seja votado em regime de urgência, instituindo condições para conceder e manter incentivos fiscais relacionados ao ICMS, o líder da oposição, Sandro Régis (DEM), foi  categórico: a bancada de oposição não será favorável ao projeto sem que haja um amplo debate com todo o segmento produtivo, a fim de que sejam avaliados a pertinência e os seus efeitos para a economia baiana. 
A reunião com representantes de importantes entidades empresariais, como FIEB e Associação Comercial da Bahia, foi realizada nesta quarta-feira, 08, no Salão Verde da Assembleia Legislativa e contou com a participação do secretário da Fazenda, Manoel Vitório, além dos líderes da oposição Sandro Régis, do governo, Zé Neto (PT) e diversos parlamentares.
Os empresários mostraram grande preocupação e deixaram  claro que, se aprovado, o  projeto do Executivo vai impactar drasticamente sobre o setor industrial e comercial, ferindo de morte inúmeras empresas e ampliando de forma significativa o volume de demissões. Entre as exigências do projeto, a mais crucial segundo os empresários é a que estabelece a comprovação do depósito em favor do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza, do valor correspondente a 10% do benefício ou incentivo fiscal. Eles alertaram que num momento de crise econômica como o atual, com as empresas lutando para sobreviver e sendo obrigados a demitir funcionários, não há como o segmento suportar mais esse encargo. Os empresários lembraram que os incentivos foram criados justamente para tornar o setor produtivo da Bahia mais competitivo e que as empresas não terão condições de cumprir as amargas exigências do projeto para manter os benefícios fiscais.
Eles acreditam que com a retirada dos incentivos, sobretudo as empresas médias que já estão desaparecendo na Bahia, vão perder totalmente sua competitividade e serão obrigadas a fechar as portas e demitir os empregados. Ainda alertaram ao secretário Vitório que essa forma encontrada pelo governo para ampliar a arrecadação é um "tiro no pé", já que por outo lado vai gerar demissões em massa, impactando diretamente na economia do estado. Preocupado com o quadro traçado pelos empresários, o líder Sandro Régis considerou prudente não colocar o projeto em votação, sugerindo de imediato a abertura de um amplo processo de discussão com todos os agentes envolvidos, para que as alternativas tanto para o governo como para o setor empresarial sejam encontradas. 

Samuelita Santana - ASCOM/Alba
Oposição quer amplo debate sobre projeto do Executivo que afeta setor produtivo da Bahia Oposição quer amplo debate sobre projeto  do Executivo que afeta setor produtivo da Bahia Reviewed by Redação Na Boca Do Povo on quinta-feira, junho 09, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM