Senado aprova projeto que dobra limite de pontos para suspensão da CNH


O Senado aprovou nesta quinta-feira (3) o Projeto de Lei (PL) 3.267/2019, que altera regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O projeto, apresentado pela Presidência da República, traz várias alterações, entre elas estão a diminuição na punição para excesso de velocidade e o aumento da validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O texto, que prevê várias medidas polêmicas como o aumento de 20 para 40 pontos do limite para suspensão da permissão para dirigir, ainda retorna à Câmara.

Além do aumento na validade da CNH para dez anos para condutores com menos de 50 anos de idade, a proposta torna todas as multas leves e médias puníveis apenas com advertência, caso o condutor não seja reincidente na mesma infração nos últimos 12 meses. O PL ainda cria o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). Esse registro fará uma espécie de listagem de bons condutores.

O projeto também passa a exigir o transporte de crianças menores de dez anos e com menos de 1,45 metro nas cadeirinhas que sejam adequadas à sua faixa etária. O projeto original abrandava a multa por descumprimento da regra, mas o texto aprovado resgatou a condição de “gravíssima” da infração. Outro destaque é a alteração da “Lei do Farol Baixo”. O PL aprovado hoje determina que ela somente se aplique aos casos de rodovias de pista simples e exige que os veículos novos sejam fabricados com luzes de rodagem diurna.

Com informações do Giro Ipiaú


Senado aprova projeto que dobra limite de pontos para suspensão da CNH Senado aprova projeto que dobra limite de pontos para suspensão da CNH Reviewed by Ially Fernandes on sexta-feira, setembro 04, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM