TSE libera candidatura de fichas sujas que estariam impedidos de disputar eleições em outubro


Uma decisão tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na terça-feira (01) permitirá que candidatos enquadrados na Lei da Ficha Limpa impedidos de concorrer às eleições municipais de 4 de outubro disputem o pleito em 15 de novembro. Com as votações adiadas, o período de inelegibilidade de quem não poderia figurar nas urnas em outubro já terá esgotado no mês seguinte. As eleições foram adiadas neste ano por emenda constitucional devido à pandemia do coronavírus.

O entendimento do TSE, deve implicar em aumento no número de candidatos a prefeito e a vereador aptos a concorrer neste ano. A decisão dos ministros seguiu parecer da assessoria técnica do tribunal, segundo o qual o adiamento das eleições não pode barrar a candidatura de políticos enquadrados na Lei da Ficha Limpa até outubro deste ano. Essa decisão vale para candidatos, por exemplo, condenados por abuso de poder econômico e político, mas não alcança candidatos com condenação criminal. A Lei da Ficha Limpa estabelece que condenados por um tribunal de segunda instância devem ficar inelegíveis por um período de oito anos a partir do crime cometido.

Com informações O Globo


TSE libera candidatura de fichas sujas que estariam impedidos de disputar eleições em outubro TSE libera candidatura de fichas sujas que estariam impedidos de disputar eleições em outubro Reviewed by Ially Fernandes on quarta-feira, setembro 02, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM