Vazão de água na Barragem de Pedra aumenta nível do Rio de Contas
O nível do Rio de Contas vem subindo consideravelmente desde que a Barragem de Pedra, em Jequié, iniciou o processo de defluência de águas do reservatório. A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) informou na segunda-feira (23) que o nível de armazenamento subiu, devido o período chuvoso, alcançando a cota de 223,26 m, chegando a 65,71% do volume útil. No momento, quatro comportas estão abertas e liberando cerca de 500m³/s. Áreas ribeirinhas têm sofrido com alagamentos. A CHESF informou também da necessidade de que seja fortemente evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação.
O Rio Água Branca, que corta parte da cidade de Ipiaú, também está com o nível elevado. A última vez que o Rio de Contas chegou a esse nível foi no final do mês de janeiro de 2016, após a região passar por um período de cerca de quase 4 meses.
Ao longo do seu curso o Rio das Contas que nasce na Chapada Diamantina (Serra da Tromba, município de Piatã) e se estende por 620 Km, banhando 10 cidades e diversos outros aglomerados humanos. A área de abrangência da sua bacia hidrográfica engloba 63 municípios, pertencentes a seis microrregiões distintas, perfazendo uma área de 55.334 Km, equivalente a 10,2% do território estadual, e envolvendo uma população superior a 1.500.000 habitantes. Todo esse contingente depende da sua existência.
Com Informações do Giro Ipiaú
Vazão de água na Barragem de Pedra aumenta nível do Rio de Contas
Reviewed by Redação
on
quarta-feira, novembro 25, 2020
Rating:
Escreva o seu comentário