Butanvac utiliza vírus inativado de gripe aviária para agir na proteína Spike do coronavírus

 


Butanvac utiliza vírus inativado de gripe aviária para agir na proteína Spike do coronavírusFoto: Divulgação / Governo de São Paulo

Anunciada nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Butantan, a vacina contra a Covid-19 Butanvac utiliza o vírus inativado de uma gripe aviária que não provoca sintomas em humanos para induzir a imunização.

Segundo reportagem do Viva Bem, do Uol, o vetor age diretamente na proteína Spike do novo coronavírus, utilizada para penetrar nas células de defesa.

O vírus dessa gripe aviária, conhecida como Doença de Newcastle, se desenvolve bem em ovos embrionados. Essa tecnologia é utilizada para produzir a vacina contra a gripe, produzida pelo Butantan há décadas.

O fato de o vírus não causar doença em seres humanos também é ponto importante para aumentar a segurança do possível imunizante. O Butantan afirma que a Butanvac seria produzida sem necessidade de importação de insumos, utilizando as estruturas da fábrica de Influenza.

"Após o final da campanha de produção da Influenza, que termina em maio, podemos iniciar imediatamente a produção da ButanVac. Atualmente, nossa fábrica envasa a Influenza e a CoronaVac", disse o diretor médico do Butantan, Ricardo Palácios, em nota divulgada pela instituição.
Butanvac utiliza vírus inativado de gripe aviária para agir na proteína Spike do coronavírus Butanvac utiliza vírus inativado de gripe aviária para agir na proteína Spike do coronavírus Reviewed by Giro Ibirataia on sexta-feira, março 26, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM