Foragidos da Justiça recebem auxílio emergencial indevidamente, revela reportagem
As fraudes no auxílio emergencial não param. Um novo levantamento divulgado em reportagem do Fantástico (TV Globo/domingo, 18) mostrou que bandidos procurados pela Justiça – e que já foram mostrados pelo programa recebendo ilegalmente o benefício no ano passado – estão com a primeira parcela do novo auxílio, que começou a ser pago este mês, liberada. Dos 11 foragidos citados na reportagem anterior, em maio de 2020, dez tiveram o benefício liberado em 2021, mesmo com as mudanças nas regras de concessão e com a diminuição no número de pessoas contempladas. Quatro deles, inclusive, foram capturados e estão presos.
A reportagem do programa também pesquisou, aleatoriamente, dez nomes de foragidos em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal. O resultado: todos os 270 criminosos consultados aparecem tendo direito a receber o auxílio emergencial deste ano. Além disso, jovens hackers do interior de São Paulo também embolsaram o auxílio no lugar de quem precisa. A Polícia Federal descobriu que um grupo de amigos criou um programa de computador que engana o sistema do governo. Primeiro, eles conseguiam as informações de pessoas com direito ao auxílio e faziam o cadastro em nome delas. Depois, recebiam indevidamente as parcelas.
O Ministério da Cidadania informou que “trabalha diuturnamente para aprimorar o processo de concessão do auxílio”, e que “15 grandes bancos de dados são utilizados para conferir quem atende aos requisitos”. Segundo a pasta, “quase R$ 336 milhões foram recuperados de pessoas que não se enquadravam nos critérios”.
Com Informações do Jequié Repórter
Foragidos da Justiça recebem auxílio emergencial indevidamente, revela reportagem
Reviewed by Redação
on
segunda-feira, abril 19, 2021
Rating:
Escreva o seu comentário