Ipiaú – Defensoria Pública recomenda que bancos evitem aglomeração de filas na áreas externas das agências
Fotos: Arquivo/Giro Ipiaú
A Defensoria Pública da Bahia, por meio da sua unidade em Ipiaú, enviou oficio às agências locais da Caixa Econômica Federal e do Banco Bradesco, solicitando a adoção de medidas que evitem aglomerações de pessoas nas partes externas dos estabelecimentos, onde ficam expostas ao sol, à chuva e aos riscos de contaminação da Covid-19.
O Defensor Público, Raphael Varga, informa que a solicitação foi motivada pelas diversas reclamações de populares que buscam os serviços das referidas agências e se deparam com tais inconveniências nas longas filas, onde nem sequer são garantidos os direitos de pessoas com idade e igual ou superior a 60 anos, assegurados no Estatuto do Idoso.
Assim, premente a necessidade de garantia e efetivação dos direitos à cidadania e dignidade humana, a Defensoria Pública solicita a promoção de recursos de prevenção e diminuição de eventuais filas, como estudos para que as agências possam se precaverem aos dias de pico, incentivo e instrução aos seus clientes para que utilizem as ferramentas online, triagem das filas antes mesmo da abertura da unidade e outras medidas pertinentes.
Também solicita, enquanto persistir a aglomeração de filas na parte externa das agências, a adoção de instrumentos que amenizem o cenário destas pessoas expostas às vulnerabilidades da rua, de modo que seja proporcionado toldos, cadeira, água e outros recursos que possam atenuar as adversidades do ambiente de espera coletivo.
Caso haja descumprimento das medidas solicitadas a Defensoria Pública poderá ajuizar uma ação civil pública com pedido de dano moral coletivo. (
Com informações José Américo Castro e Giro em Ipiaú
Ipiaú – Defensoria Pública recomenda que bancos evitem aglomeração de filas na áreas externas das agências
Reviewed by Giro Ibirataia
on
quarta-feira, junho 08, 2022
Rating:
Escreva o seu comentário