Resultado do 2° quadrimestre 2022 demostra avanço da Atenção Primária à Saúde em Ibirataia
A Secretaria Municipal de Saúde de IBIRATAIA, recebeu o resultado dos Indicadores de Saúde do programa Previne Brasil, referentes ao 2º quadrimestre de 2022. Nos dados divulgados, dos 417 Municípios Ibirataia se encontra na 70ª. Atualmente no Indicador Sintético Final, Ibirataia se encontra com 8,94 no total.
O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019 e este novo modelo de financiamento alterou algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passaram a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por DESEMPENHO E INCENTIVO PARA AÇÕES ESTRATÉGICAS. O valor do pagamento considera o resultado do alcance dos indicadores por municípios através dos serviços da atenção primária que acompanham com regularidade os usuários vinculados à unidade, sendo recompensados pelo fator de melhor desempenho nas seguintes ações:
1. Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação:
2. Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV
3. Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado:
4. Cobertura de exame citopatológico:
5. Cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente:
6. Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre:
7. Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada:
OS CRITÉRIOS
Os recursos distribuídos pelo Ministério da Saúde pelo Previne Brasil têm como base os seguintes critérios:
– o número de pessoas cadastradas pelos serviços de saúde, garantindo mais recursos para os municípios que possuem beneficiários de programas sociais, crianças e idosos;
– a melhora das condições de saúde da população, como impedimento no agravamento de doenças crônicas, como a diabetes, e a redução de óbitos materno e infantil;
– a adesão a programas estratégicos, como Saúde Bucal e Saúde na Hora, por exemplo.
Antes, a distribuição de recursos era realizada com base na quantidade de pessoas residentes e de serviços existentes em cada município, sem considerar a QUALIDADE do atendimento efetivamente prestado pelas equipes de Saúde da Família.
O novo modelo de transferência de recursos aos municípios é baseado nos melhores resultados, permitindo conhecer os indivíduos atendidos e as suas necessidades de saúde, acompanhá-los e assegurar o cuidado adequado.
As equipes de saúde que acompanham com regularidade os pacientes sob os seus cuidados, contribuirão com o desempenho do município, conforme a melhora nos indicadores, garantido mais recursos para a qualificação dos serviços prestados aos cidadãos. O objetivo é que mais pessoas da comunidade tenham acesso a um acompanhamento contínuo de sua saúde pelo SUS. Ganha mais quem cuida mais e com mais qualidade, sendo assim as Equipes do Município que alcançarem as metas recebe parte do incentivo financeiro referente ao pagamento por desempenho do Previne Brasil.
“É importante frisar que as nossa Unidades de Saúde estão 100% informatizadas e uma equipe Técnica composta de Coordenação da Atenção Básica, Coordenação de Saúde Bucal, Coordenação de Saúde da Mulher e Coordenação de TI tem realizado oficinas em cada equipe de Saúde, reforçando o aprimoramento dos processos de trabalho, e assim monitorando as atividades realizadas, dando um melhor suporte a cada equipe para que assim possamos atuar de forma específica, trazendo avanços e melhorias para o município. É importante ressaltar que este foi o resultado do 2º quadrimestre de 2022 e houve um avanço significativo. Ibirataia tem melhorado em cada resultado e isso impacta positivamente a Saúde do município.”
Resultado do 2° quadrimestre 2022 demostra avanço da Atenção Primária à Saúde em Ibirataia
Reviewed by Giro Ibirataia
on
segunda-feira, outubro 17, 2022
Rating:
Escreva o seu comentário