Sesab esclarece que não há registros de doença da ‘vaca louca’ em Salvador
Foto: Reprodução
Após a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informar que haviam sido confirmados dois casos da Doença de Creutzfeld-Jakob em Salvador (relembre aqui), o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Bahia), através de nota, nesta segunda-feira (10), esclareceu que os diagnósticos “não têm relação com o mal da vaca louca, doença que acomete bovinos”.
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que fiscaliza regularmente os frigoríficos e, por meio do serviço de vigilância sanitária, promove a remoção e destruição dos materiais que apresentem risco específico para a EEB, assegurou que “desde 2008 não há no estado nenhum caso comprovado da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), popularmente conhecida como mal da vaca louca”.
Ainda de acordo com a Adab, “em todos os processos de colheita, exames e resultados laboratoriais realizados não foram detectados sinais da doença”. Para o infectologista da Vigilância Epidemiológica do Estado, Antônio Bandeira, não há possibilidade de casos da “vaca louca”, pois os órgãos que fiscalizam a ingestão de carne no Brasil não notificaram os estados. *Com informações do Bahia Notícias
Sesab esclarece que não há registros de doença da ‘vaca louca’ em Salvador
Reviewed by Giro Ibirataia
on
terça-feira, outubro 11, 2022
Rating:
Escreva o seu comentário