Matheus de Geraldo JR deseja assumir a presidência da Comissão de Esportes na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA)

Foto: Tobias Muniz / Bahia Notícias

Sem nenhuma eleição anterior como candidato a vereador ou deputado estadual, Matheus Ferreira (MDB), que adotou o nome de Matheus de Geraldo Jr., em referência a seu pai, que é presidente da Câmara de Vereadores de Salvador e vice-governador da Bahia eleito, conquistou os votos de 60.214 baianos. Ao Bahia Notícias, ele contou que percorreu mais de 59 mil quilômetros e agora depois de eleito sonha em assumir a presidência da Comissão de Esportes na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para poder escrever a sua própria história, já que entra como o parlamentar mais jovem da 20ª legislatura, com 23 anos.

“Eu tenho conversado bastante sobre a minha chegada na AL-BA e até falei sobre essa comissão, porque a gente tem que falar, citar e pedir. Eu me coloquei disponível. Então, eles já sabem do meu interesse. E o que estiver ao meu alcance, farei, pois o que está em jogo são os interesses do povo baiano que precisa de uma estrutura na área esportiva”, pontuou Matheus.

Além de Matheus, o MDB conquistou mais outra cadeira, que será ocupada por Rogério Andrade. Ao ser perguntado sobre as eleições de 2024, o futuro parlamentar garantiu: “Nós vamos trabalhar muito, principalmente no ano de 2023, para que no ano de 2024 a gente chegue com nomes fortes, é que irão suprir as deficiências que temos hoje em dia na capital e interior. Nós temos grandes possibilidades, grandes nomes, mas não vamos nos preocupar agora com eleições municipais, porque ainda temos o primeiro ano de legislatura. Eu quero muito trabalhar como deputado estadual”.

Na AL-BA, segundo Matheus, a sua principal bandeira será a juventude, mas ele ainda elencou outras pautas e projetos que serão defendidos por ele durante os próximos quatro anos.

“Os meus projetos vão ser voltados para a juventude em prol de oportunidade. Eu vou viajar para Recife e Paraná, que são lugares de startups, para trazer ideias. Eu falo como jovem. Há muita dificuldade na hora de encontrar o primeiro emprego. No esporte, eu vou seguir numa linha da busca por estrutura. Para o grupo da pesca, eu vou lutar pelo Seguro Defeso, que é um benefício pago ao pescador artesanal no período em que as atividades de pesca são paralisadas para possibilitar a reprodução das espécies, que muitas das vezes não é repassado pelas prefeituras. Além da agricultura familiar. Podem ter certeza de que terão um deputado atuante em defesa do povo baiano”, listou o futuro parlamentar.

Confira abaixo a entrevista completa.

Quem é Matheus? Sempre sonhou em ser político?

Vou falar sobre o antigo Matheus Ferreira, porque hoje eu sou Matheus de Geraldinho. Matheus é um jovem de 23 anos de idade. Antes, eu tinha a vontade de ser um profissional do esporte. Eu costumo dizer que a vida é movida por desafios e eu tive a oportunidade durante os meus 23 anos de praticar o futebol, sou amante desta modalidade. Eu sou um jovem apaixonado por esporte, que gosta de socializar e se comunicar. E o meu pai [Geraldo Jr.] sempre demonstrou a vontade de dar continuidade ao projeto iniciado por meu avô, que foi vereador de Salvador por dois mandatos. É uma herança familiar. Eu morei dois anos fora e tive a oportunidade de aprender outro idioma e ainda pude jogar. O que eu entendo é: por mais que a vida seja movida por desafios, Deus sempre tem um propósito maior para você. Uma porta se fechou para mim e outra abriu. Sempre meu pai fala sobre a vocação de cuidar de gente, essa foi a porta que se abriu. Matheus de Geraldo Jr. tem sonhos e projetos como todo jovem tem, mas assumiu uma grande responsabilidade de exercer o mandato legislativo na Assembleia, se tornando o mais novo da próxima legislatura. Eu sei da minha grande responsabilidade, não só por ser o mais jovem, mas por ser filho do futuro vice-governador da Bahia.

A juventude vai ser a sua principal bandeira?

Eu, como jovem de 23 anos, vou buscar representar a nossa juventude. Será sim uma das minhas principais bandeiras, porque como jovem eu sei das dificuldades para estudar, se locomover e encontrar oportunidade no mercado de trabalho. Esses problemas não são só em Salvador ou no território baiano, mas em todo o Brasil. Além da juventude, eu vou lutar pelo esporte. Eu quero poder levar e demonstrar para as pessoas que o esporte é vida, porque além de gerar mais saúde, promove desenvolvimento social. Muitas das vezes, talentos são desperdiçados por falta de auxílio, acomodamento, estrutura. Eu quero poder garantir que os baianos tenham estrutura para se desenvolver no balé, futebol, handebol e outras modalidades.

Pensa em assumir presidência ou vice-presidência da Comissão de Esportes na Assembleia?

Eu tenho conversado bastante sobre a minha chegada na AL-BA e até falei sobre essa comissão, porque a gente tem que falar, citar e pedir. Eu me coloquei disponível. Então, eles já sabem do meu interesse. E o que estiver ao meu alcance, farei, pois o que está em jogo são os interesses do povo baiano que precisa de uma estrutura na área esportiva.

O MDB se fortaleceu na eleição de 2022, porque conseguiu eleger dois deputados estaduais. Como vê o resultado da eleição?

O MDB vem em uma crescente. O partido é grande e é histórico. Quando eu chego ao MDB, eu trago também a minha história na perspectiva de que a sigla pode continuar crescendo. Isso eu aprendi muito com vice-governador, Geraldo Jr., que fala muito que não foi para o MDB pela história do partido, mas para crescer com ele, dando sequência na minha trajetória. O partido vem muito forte no próximo ano com dois deputados estaduais e um federal. Tenho aprendido também muito com Rogério Andrade, que o filho dele é deputado estadual. A juventude está representada e vamos chegar forte nas eleições municipais. As especulações acontecem e de fato temos vários nomes fortes, mas acredito que tudo acontece no tempo de Deus. Nós vamos trabalhar muito, principalmente no ano de 2023, para que no ano de 2024 a gente chegue com nomes fortes, é que irão suprir as deficiências que temos hoje em dia na capital e interior. Nós temos grandes possibilidades, grandes nomes, mas não vamos nos preocupar agora com eleições municipais, porque ainda temos o primeiro ano de legislatura. Eu quero muito trabalhar como deputado estadual.

O partido MBD pode ter espaço na mesa diretora do legislativo estadual?

A gente vem conversando, eu, Rogério Andrade e representantes do nosso partido, pensando em ocupar espaços sim. Mas acredito que tudo vai se ajustar ao longo do tempo. O que eu posso garantir é que Matheus de Geraldo Jr. está com Adolfo Menezes nessa reeleição, porque ele vem fazendo um ótimo trabalho como presidente. Ele é um ótimo gestor é um ótimo pai, conheço a filha dele. Eu já pude presenciar fora da Assembleia quem é Adolfo Menezes e vou poder presenciar como gestor.


Como está sendo a preparação para assumir o mandato em fevereiro de 2023?

Eu estou muito ansioso para assumir o mandato. Diariamente, eu leio, pesquiso e busco entender o funcionamento da Assembleia, como as sessões acontecem. E ainda digo outra coisa: Matheus de Geraldo Jr. não será um deputado de um mandato. Eu vou trabalhar incansavelmente para quem sabe, lá na frente, eu ser o governador mais jovem que a Bahia já teve.

E a sua relação com o presidente de honra do MDB, Lúcio Vieira Lima?

Eu tenho ele como tio. Nesse processo eleitoral, ele foi extremamente importante, me orientou diversas vezes e ainda me apresentou diversos territórios, onde eu poderia trabalhar e exercer a minha candidatura. Ele é importante não só para mim, mas para o partido.

Eu queria que o senhor explicasse como foi a conquista de mais de 60 mil votos. Teve que rodar muito pelo interior do Estado?

Eu rodei 59 mil km em três meses. Foram muitos dias de luta e caminhada. O território baiano é muito extenso. A Bahia é maior do que a França. Eu pude presenciar o desprezo, a tristeza, a fome, a falta de água, a questão do trabalho no campo. Além disso, conheci o grupo da pesca e o MST [Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra] que foi extremamente importante na minha campanha. Muitas pessoas dizem que conhecem o MST, mas saber como funciona é completamente diferente. O que me machucou muito e o que machuca eles também é que o MST é acusado de roubar e não é esse o termo. O correto é ocupar. Uma das coisas belíssimas que eu vi: lá tem pais e mães de famílias, jovens, meninos e meninas, que buscam o seu espaço a cada dia que passa. Eles ainda buscam ter espaço para o seu próprio cultivo e sustento. Elas merecem as terras para cultivar e trabalhar.

Já tem projetos para apresentar na Assembleia a partir de fevereiro?

Os meus projetos vão ser voltados para a juventude em prol de oportunidade. Eu vou viajar para Recife e Paraná, que são lugares de startups, para trazer ideias. Eu falo como jovem. Há muita dificuldade na hora de encontrar o primeiro emprego. No esporte, eu vou seguir numa linha da busca por estrutura. Para o grupo da pesca, eu vou lutar pelo Seguro Defeso, que é um benefício pago ao pescador artesanal no período em que as atividades de pesca são paralisadas para possibilitar a reprodução das espécies, que muitas das vezes não é repassado pelas prefeituras. Além da agricultura familiar. Podem ter certeza de que terão um deputado atuante em defesa do povo baiano.

Com informações do Bahia Notícias
Matheus de Geraldo JR deseja assumir a presidência da Comissão de Esportes na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) Matheus de Geraldo JR deseja assumir a presidência da Comissão de Esportes na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) Reviewed by Giro Ibirataia on segunda-feira, novembro 21, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM