Disputa por terras motivou mortes de jovens indígenas no extremo sul da Bahia, diz cacique

Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Os dois jovens indígenas mortos a tiros, no final da tarde desta terça-feira (17), no extremo sul da Bahia, foram vítimas de disputas envolvendo a demarcação de terras que ocorre na região. Segundo o Cacique Renato Pataxó, o crime foi cometido por pistoleiros contratados por fazendeiros.

Os indígenas Pataxó Nawir Brito de Jesus, 17 anos, e Samuel Cristiano do Amor Divino, de 25, foram baleados no distrito de São João do Monte, entre os municípios de Itabela e Itamaraju, segundo a Polícia Civil. Ainda de acordo com o cacique, os jovens são membro da comunidade indígena de Barra Velha, em Porto Seguro.

O cacique ainda confirmou que esteve em uma reunião virtual, realizada nesta quarta (18), com a ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara e a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joênia Wapichana.

“A minha primeira agenda do dia será com lideranças indígenas do Extremo Sul da Bahia. Acompanharei de perto o que vem acontecendo na região e irei requisitar ação imediata do Estado”, escreveu a ministra em publicação nas redes sociais. Leia mais no CORREIO
Disputa por terras motivou mortes de jovens indígenas no extremo sul da Bahia, diz cacique Disputa por terras motivou mortes de jovens indígenas no extremo sul da Bahia, diz cacique Reviewed by Giro Ibirataia on quinta-feira, janeiro 19, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM