Força Integrada da Secretaria de Segurança Pública impede conflito entre indígenas


A Força Integrada de Combate a Crimes Comuns Envolvendo Povos e Comunidades Tradicionais da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) impediu, na madrugada de quarta-feira (22), um conflito entre indígenas, na região do extremo sul da Bahia.

De acordo com a SSP, equipes do Batalhão de Choque e da Cipe Mata Atlântica da PM, além de policiais federais foram até o distrito de Corumbau, na cidade de Prado, após um pedido do Conselho de Caciques.

A SSP não detalhou o que teria causado o desentendimento entre indígenas. As forças de segurança permanecem na localidade para evitar agressões e garantir a ordem.

Força tem atuação no no extremo sul

A Secretaria da Segurança Pública criou em janeiro a Força Integrada (FI) de Combate a Crimes Comuns que envolve Povos e Comunidades Tradicionais em terras indígenas e quilombolas. Além da PM, as policiais Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros.

Em setembro de 2022, o governo baiano já havia anunciado a criação de uma força com proposta semelhante. A força-tarefa anunciada em 2023 teve sua atuação prioritárias na região do extremo sul da Bahia, nos seguintes municípios:

Em janeiro deste ano, a ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, criou um gabinete de crise para acompanhar a situação de conflitos por terras na região do extremo sul da Bahia. A medida ocorreu após as mortes de dois indígenas no mesmo mês, na BR-101, no trecho da cidade de Itabela.
Força Integrada da Secretaria de Segurança Pública impede conflito entre indígenas Força Integrada da Secretaria de Segurança Pública impede conflito entre indígenas Reviewed by Giro Ibirataia on quinta-feira, março 23, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM