Justiça determina que Governo da Bahia terá que fornecer medicamento com canabidiol para criança com epilepsia

Foto: Reprodução

A Justiça determinou na quarta-feira (12), que o Estado da Bahia forneça, no prazo de 15 dias, um medicamento à base de canabidiol a uma criança de cinco anos com diagnóstico de epilepsia de difícil controle, paralisia cerebral e atraso de desenvolvimento secundário a esclerose tuberosa.

Segundo o promotor de Justiça Fernando Gaburri, autor da ação, a mãe da criança procurou a Secretaria de Saúde de Dias d’Ávila para verificar a possibilidade de fornecimento do canabidiol, e foi informada de que a medicação não está no rol de medicamentos fornecidos pelo Município. Por ser um medicamento especializado de média/alta complexidade, a responsabilidade é do estado.

“O Ministério Público sustentou que a medicação está registrada na Anvisa e que os fármacos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) mostraram-se ineficazes para o tratamento da criança”, afirmou o promotor de Justiça.

Ele complementou que, conforme relatório médico, a criança necessita da medicação para viabilizar seu tratamento, pois apresenta boa resposta no controle de crises, ganhos expressivos do neurodesenvolvimento e no controle de crises compulsivas. 

*Com informações do Correio 24horas
Justiça determina que Governo da Bahia terá que fornecer medicamento com canabidiol para criança com epilepsia Justiça determina que Governo da Bahia terá que fornecer medicamento com canabidiol para criança com epilepsia Reviewed by Giro Ibirataia on sexta-feira, julho 14, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM