IBIRATAIA


 

Mais de 170 tremores de terra foram registrados na Bahia este ano

Cidade de Jacobina foi a que mais registrou tremores — Foto: Prefeitura de Jacobina

A Bahia registrou pelo menos 182 tremores de terra em 2023, conforme apontam os dados do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/Ufrn).

A maioria dos tremores foi registrada em três cidades do norte do estado. Confira: Jacobina – 55 tremores; Jaguarari – 47 tremores; Curaçá – 19 tremores.

De acordo com Aderson Nascimento, coordenador do Labsis, não existe uma razão específica para a região norte da Bahia liderar o ranking de abalos sísmicos. Uma das possíveis explicações são as falhas geológicas na região.

“As falhas geológicas são ativadas e reativadas com frequência, são cicatrizes de atividades geológicas que aconteceram há muitos anos. O nordeste inteiro é o resultado disso”, contou.

Ainda de acordo com Aderson Nascimento, existe atividade mineradora na região, mas não é possível afirmar que a atividade econômica esteja relacionada ao número de abalos sísmicos registrados. “O que a literatura aponta é que toda atividade mineradora precisa ser monitorada”, disse. (G1)
Mais de 170 tremores de terra foram registrados na Bahia este ano Mais de 170 tremores de terra foram registrados na Bahia este ano Reviewed by Giro Ibirataia on sábado, dezembro 23, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário