Ibirataia: Moema Fisiopilates/ Pilates e Musculação, semelhanças e diferenças


Semelhanças entre a musculação e o Pilates

O Pilates é baseado no fortalecimento da região central do corpo, também conhecida como Power House ou core. Isso engloba toda a região abdominal, transverso, assoalho pélvico e diafragma.

Assim também se caracteriza a musculação, que precisa de estabilidade abdominal para a execução dos movimentos.

Manter esse conjunto muscular levemente contraído durante os exercícios de musculação e de Pilates evita lesões na coluna e contribuem para uma postura correta.

Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, sedentárias ou com alguma patologia podem utilizar o Pilates para o fortalecimento muscular utilizando como carga o peso do próprio corpo ou equipamentos com molas.

A musculação também é indicada para o propósito de fortalecimento, mas principalmente de ganho muscular.

Desta forma, é interessante observar quais são os objetivos de cada pessoa para determinar qual a melhor modalidade para praticar.

Diferenças entre a musculação e o Pilates

O Pilates, diferente da musculação, não é focado em ganho de massa muscular, pois é uma modalidade que trabalha diversos aspectos do corpo como flexibilidade e respiração, ao mesmo tempo.

O ganho de massa muscular se torna um pouco mais lento no Pilates, em comparação com a musculação. Isso porque os objetivos das atividades físicas são diferentes.

Especialistas recomendam a prática do Pilates para a prevenção ou tratamento de lesões, além da melhora na capacidade respiratória.

Já a musculação apresenta foco em partes isoladas do corpo, trabalhando separadamente

bíceps, tríceps, quadríceps, glúteos e por aí vai.

Utilizando pesos como carga, tempo de concentração, velocidade e amplitude de movimento, os grupos musculares são desenvolvidos para melhora de desempenho, resultados estéticos ou hipertrofia.
Ibirataia: Moema Fisiopilates/ Pilates e Musculação, semelhanças e diferenças Ibirataia: Moema Fisiopilates/ Pilates e Musculação, semelhanças e diferenças Reviewed by Giro Ibirataia on domingo, fevereiro 18, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM