Novo empreendimento voltado para melhor remunerar o produtor rural acaba de ser lançado em Ibirataia e promete ser um grande parceiro da agricultura familiar
A CoopErativa Mista Agropecuária de Ibirataia- COOPAIBI, foi pensada com o intuito de agregar valor à produção de cacau, incentivar o plantio de cravo, majorar e manufaturar a produção de leite, organizar e distribuir a produção de mel de abelha, aglutinar a produção de frutas, incentivar a produção de ovos, além de lançar uma grife de cortes nobres de carnes, tudo isso pensando em estruturar a capacidade produtiva do município que hoje se encontra desassistida.
Como não se trata de um projeto estatal, mas de uma organização da sociedade civil, a qual vai sim demandar ajuda do governo Municipal, Estadual e Federal para obter uma melhor remuneração dos produtores, seja ele pequeno, médio e grande.
A idéia partiu do atual Secretário de Agricultura de Ibirataia, Dr. João Matheus, o qual já nos informou que os documentos já foram aprovados pela Juceb - Junta Comercial do Estado, já possuindo CNPJ ativo, faltando apenas a formalização física do empreendimento, a exemplo de área para galpão, loja Agropecuária , estrutura para produção de derivados lácteos, mel, carne e frutas.
Segundo o Secretário; " Depois de muito analisar a situação da Agricultura do Município, percebeu que a falta de organização associativa dos produtores é o maior entrave ao crescimento do setor, assim nasceu a idéia de criar a COOPAIBI para aglutinar as associações da agricultura familiar e demais produtores para que possamos atender ao poder Público, através do PNAE( merenda escolar), a Indústria( mercado de cacau e frutas) e o comércio( leite, mel, ovos e carne), criando um ciclo virtuoso que melhorará a remuneração do homem do campo, o que manterá as famílias na zona rural."
O próximo passo é obter o aparelhamento e estrutura necessários para montar o sistema, sendo que há previsão de criação de mais de 100 empregos diretos e 250 indiretos, o que vai ser muito benéfico para o município.
O Secretário de Agricultura Dr. João Matheus anunciará em breve o local físico da cooperativa que trará dias melhores para os produtores rurais Ibirataenses.
Escreva o seu comentário