PF registra 45 propriedades e mais de 200 animais como garantia de pagamento em desdobramento de operação contra deputado


A Polícia Federal fez a alienação antecipada de 45 propriedades urbanas e rurais e de 245 semoventes, como são chamados os animais de bando que constituem um patrimônio, nesta segunda-feira (22). Isso significa que os bens foram categorizados como garantia para o pagamento de uma dívida.

A decisão foi tomada pela 1ª Vara Criminal de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, no âmbito da Operação Hybris II. O objetivo é desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro vindos de jogos de aposta, agiotagem, extorsão, receptação qualificada, entre outras infrações penais no município e em cidades próximas.

De acordo com a PF, trata-se de um desdobramento da Operação El Patrón, deflagrada em dezembro de 2023, tendo como um dos alvos o deputado estadual Binho Galinha (Patriota).

Na época, foram expedidos 10 mandados de prisão preventiva, 33 mandados de busca e apreensão, o bloqueio de mais de R$ 200 milhões das contas bancárias dos investigados e o sequestro de 26 propriedades urbanas e rurais, além da suspensão de atividades econômicas de seis empresas.

As investigações seguem em andamento. Para o cumprimento da decisão publicada nesta segunda, a PF contou com apoio da Receita Federal, do Ministério Público Estadual (MP-BA) e da Força Correcional Integrada.

Documentos disponibilizados pela AL-BA

Na última quarta (17), a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) informou que vai disponibilizar os documentos do processo que envolve o nome de Binho Galinha, encaminhado pelo Ministério Público estadual (MP-BA), para membros do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, reinstalado naquele dia.

Kleber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha, é apontado como chefe de uma milícia responsável por lavagem de dinheiro e outros crimes em Feira de Santana. Ele não está preso por ser detentor do foro de prerrogativa de função, conhecido popularmente como foro privilegiado.

PF registra 45 propriedades e mais de 200 animais como garantia de pagamento em desdobramento de operação contra deputado PF registra 45 propriedades e mais de 200 animais como garantia de pagamento em desdobramento de operação contra deputado Reviewed by Giro Ibirataia on terça-feira, abril 23, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM