Vereadores baianos têm mandatos cassados por fraude em cota de gênero

 Crédito: Reprodução/Redes Sociais

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu pela cassação da chapa do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na eleição de vereadores de 2020 do município de Central, centro-norte do estado. A decisão se dá por conta de uma fraude à cota de gênero, prevista pelo Ministério Público Eleitoral.

De acordo com o Metro1, o processo se instaurou porque o partido lançou candidaturas fictícias de mulheres nas eleições municipais, não cumprindo a cota de gênero exigida pela lei. Em março deste ano, o TSE formou uma maioria a favor da cassação dos vereadores Reinan de Renato e Professor Ézio, ambos do PSB. O julgamento, no entanto, foi interrompido após pedido de vistas do ministro Kassio Nunes Marques, uma solicitação para melhor examinar o processo, resultando no adiamento da votação.

Nos próximos dias, a Câmara Municipal de Central deve passar por ajustes para se adequar à decisão. De acordo com o TSE, votos em candidatos cassados devem ser anulados, e uma nova totalização dos votos deve ser feita, com um recálculo do quociente eleitoral, a fim de se reajustar a distribuição das vagas na Câmara dos Vereadores. (Bahia Notícias)
Vereadores baianos têm mandatos cassados por fraude em cota de gênero Vereadores baianos têm mandatos cassados por fraude em cota de gênero Reviewed by Giro Ibirataia on sexta-feira, maio 17, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM