Ministério da Justiça deve recomendar uso de algemas somente em casos excepcionais

Crédito: Reprodução/Freepik

Portaria em fase de elaboração pelo Ministério da Justiça estabelece que o uso de algemas e o disparo de arma de fogo pelos agentes de segurança pública devem ocorrer em situações excepcionais.

A diretriz relacionada às algemas representa uma novidade sobre o tema. A portaria em vigor, de 2010, não abordava a questão, que já conta com regras definidas por normas internacionais e por sentenças judiciais.

Os estados não serão obrigados a seguir as novas regras. A pasta comandada por Ricardo Lewandowski, porém, busca padronizar procedimentos das forças de segurança nas esferas federal, estadual e municipal. Para isso, os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública destinados a esse fim serão disponibilizados apenas para as unidades da federação que aderirem à nova diretriz.

Uma minuta já foi desenvolvida por integrantes do ministério, policiais e representantes da sociedade civil, mas ainda precisa passar por trâmites internos antes da publicação, que ainda não tem data definida.



Ministério da Justiça deve recomendar uso de algemas somente em casos excepcionais Ministério da Justiça deve recomendar uso de algemas somente em casos excepcionais Reviewed by Giro Ibirataia on segunda-feira, setembro 30, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM