Estudo revela que ovo é aliado do cérebro e protege a memória
Imagem: iStock
Além de ser uma excelente fonte de proteína, ajudar na saciedade e contribuir para o ganho de massa magra, o ovo agora ganha destaque por outro benefício importante: sua contribuição para a saúde do cérebro.
Um estudo realizado nos Estados Unidos, com cerca de 900 participantes, apontou que o consumo regular de ovos está associado à preservação da memória necessária para acumular conhecimento. Durante quatro anos, as mulheres que incluíam o alimento na dieta apresentaram melhor desempenho em testes cognitivos realizados pelos pesquisadores.
Esse efeito positivo é atribuído à colina, um nutriente encontrado em abundância na gema do ovo. Quando chega ao cérebro, a colina é transformada em “acetilcolina”, um neurotransmissor que melhora a comunicação entre os neurônios e ajuda na formação de memórias.
A gema de ovo cru lidera a lista dos alimentos com maior concentração de colina. Em seguida, estão o fígado de boi e de frango cozidos, e logo depois, o ovo cozido.
Os resultados reforçam a importância de incluir o ovo em uma alimentação equilibrada, especialmente como forma de proteger o cérebro contra os impactos do envelhecimento e manter a saúde cognitiva ao longo da vida.
Estudo revela que ovo é aliado do cérebro e protege a memória
Reviewed by Giro Ibirataia
on
sexta-feira, novembro 22, 2024
Rating:
Escreva o seu comentário