Justiça determina afastamento de diretores após fuga em massa de detentos em Eunápolis

 Crédito: Divulgação/Seap

O juiz Otaviano Andrade de Souza Sobrinho determinou o afastamento imediato da diretora, do diretor-adjunto e do coordenador de segurança do Conjunto Penal de Eunápolis. A decisão é da última quarta-feira (19) e foi tomada após a fuga de 16 detentos da unidade prisional.

O Bahia Notícias teve acesso à decisão, que aponta diversas irregularidades na gestão da unidade, como a existência de uma organização criminosa atuando no presídio, a facilitação da fuga por parte de alguns funcionários e a falta de segurança no local.

Na fundamentação da decisão, o juiz acolhe a preliminar que indica que a fuga foi planejada e executada com o conhecimento da direção do presídio. A investigação aponta que o grupo de fugitivos era liderado por Ednaldo Pereira Souza, conhecido como “Dada”, que tinha livre acesso a outras áreas do presídio e inclusive organizava a rotina dos detentos.

Além disso, a decisão cita a visita frequente de políticos como Uldorico Júnior (MDB) e Alberto Cley Santos Lima (PSD) à unidade prisional, sem justificativa aparente, o que levanta suspeitas sobre a existência de um esquema de corrupção. O local já registrou um total de 36 fugitivos desde o ano de 2021.

Vale lembrar que a fuga dos detentos foi marcada por episódios de violência. Os criminosos utilizaram armas de fogo, explosivos e ferramentas para arrombar as paredes e as celas. Um cão da unidade prisional também foi morto durante a ação. (Bahia Notícias)
Justiça determina afastamento de diretores após fuga em massa de detentos em Eunápolis Justiça determina afastamento de diretores após fuga em massa de detentos em Eunápolis Reviewed by Giro Ibirataia on sexta-feira, dezembro 20, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM