Presidente da Câmara de Ipiaú inicia processo que pode cassar mandato do vereador Cláudio Nascimento


Vereador Cláudio Nascimento

A Câmara Municipal de Ipiaú publicou no Diário Oficial do Legislativo desta sexta-feira (31/02), o Despacho nº 001/2025, no qual o presidente da Casa, vereador Edson Marques da Silva, dá início ao processo que pode resultar na cassação do mandato do vereador Cláudio Manoel Costa Nascimento.

O pedido de cassação protocolado pelo diretório municipal do Partido União Brasil, acusa Cláudio de atrapalhar e impedir o funcionamento regular do Legislativo ao comandar uma eleição da mesa diretora considerada irregular pela Justiça. O parlamentar teria realizado o pleito com apenas seis dos 13 vereadores e impedido a posse dos outros sete parlamentares, deixando a Câmara sem quórum para deliberar qualquer matéria, já que a maioria absoluta exigida para as decisões era de sete vereadores.

Diante da gravidade das acusações, o presidente da Câmara determinou que a Assessoria Jurídica elabore um parecer minucioso, analisando os aspectos formais e legais da denúncia, além de definir o rito processual adequado. O documento solicita que o parecer avalie a admissibilidade da denúncia, seguindo o entendimento consolidado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), além da Constituição Federal, Constituição Estadual, Lei Orgânica do Município e Regimento Interno da Câmara.

O presidente do Legislativo destacou a necessidade de uma análise criteriosa, garantindo o contraditório, a ampla defesa e o devido processo legal.

Com a publicação do despacho, a Assessoria Jurídica deverá iniciar os trabalhos de imediato e se opinar pela regularidade, caberá ao Presidente Edson Marques convocar sessão para que o Plenário delibere sobre o recebimento do pedido.

Giro em Ipiaú 
Presidente da Câmara de Ipiaú inicia processo que pode cassar mandato do vereador Cláudio Nascimento Presidente da Câmara de Ipiaú inicia processo que pode cassar mandato do vereador Cláudio Nascimento Reviewed by Giro Ibirataia on sábado, fevereiro 01, 2025 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM