IBIRATAIA

 


STF adia conclusão de julgamento sobre revista íntima em presídios

L
Crédito: Gustavo Moreno/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou para o dia 12 a decisão sobre a legalidade da revista íntima vexatória em presídios. O julgamento começou nesta quinta-feira (6), mas foi suspenso após os votos dos ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes.

O caso julgado envolve uma mulher flagrada tentando entrar em um presídio de Porto Alegre com maconha escondida na vagina. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul a absolveu, considerando a revista ilegal.

O relator, ministro Fachin, votou contra as revistas vexatórias, defendendo que a inspeção íntima só ocorra com justificativa e por meio de equipamentos como scanners e raio-x. Ele propôs um prazo de 24 meses para a instalação desses dispositivos nos presídios.

Já Alexandre de Moraes divergiu, permitindo a revista íntima apenas na ausência de equipamentos e com consentimento do visitante. Ele alertou que a proibição pode levar à suspensão de visitas e até rebeliões nos presídios. O julgamento será retomado com os votos dos demais ministros.
STF adia conclusão de julgamento sobre revista íntima em presídios STF adia conclusão de julgamento sobre revista íntima em presídios Reviewed by Giro Ibirataia on sexta-feira, fevereiro 07, 2025 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM